Agradeça a Deus pela vida

 

Agradeça a Deus pela vida! Este é o objetivo principal pelo qual viverão os cristãos eternamente. Vida!

Urge dizer que não é bem assim que vivem a maioria destes que proclamam este viver eterno. Encontram cada vez mais motivos para danificar-se, seja por palavras, atos, alimentos, bebidas, sedentarismo.... Como poderiam estes falar em regras de saúde? (Provérbios 21:8), diz na primeira parte: "Tortuoso é o caminho do homem carregado de culpa".

Vale dizer que respeitar a vida, não significa somente deixar de comer isto ou aquilo, mas, também valorizar-se em princípios morais e éticos. A falta destes, talvez seja o mais devastador de todos. Veja o que diz (Mateus 6: 25). "Não é a vida mais do que o alimento? E o corpo mais do que as vestes?" Quanto a falta de princípios éticos e morais... Nos diz o livro de (Mateus 7:5). " Hipócritas! Tira primeiro a trave do teu olho e então, verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão."

O fato de não olharmos para nós mesmos, nos faz insensíveis, imponderados, intemperantes, sem valor perante os outros. Daí, " a lei e o testemunho". De nada adianta ser guardador da lei, se não expressá-la como fieis testemunhas. Assim, nos diz um estudioso H. Roldem,... "Podemos convencer alguém pelo que somos, nunca pelo que dizemos." Mesmo que falemos a língua dos anjos e  dos homens , mas se não tivermos amor de nada adiantaria.

Cuidar do nosso corpo é muito mais do que utilizar-se de qualquer estética de beleza, afinal,  a Bíblia diz que tudo é vaidade. Mas é preciso cuidados, pois fomos feitos a imagem e semelhança de Deus.

Quanto sofrimento para manter a forma, não é verdade? Milhares de pessoas vivem preocupadas em estar esteticamente belo ou bela e acabam por se auto-destruir mais depressa do que possa imaginar.

Professor Vanderlei Carrocia

 

O COMPUTADOR E A ESCOLA

 

Com o advento da vida moderna, a humanidade vive uma nova onda evolutiva: O conhecimento. E para obter conhecimento muitas situações são exploradas, os próprios valores culturais, e a vivência do dia-a-dia que se manifesta através da comunicação tanto escrita quanto falada. Em busca de soluções rápidas e interessantes o homem cria instrumentos capazes de processar tais informações, dentre estes, o computador que invade os lares, as empresas, enfim... e começa, ainda,“vagarosamente”, invadir as escolas.

Tal morosidade, do uso desse instrumento na escola se dá por algumas situações, dentre elas, a falta de uma poĺitica pública educacional consistente, e despreparo da maioria dos professores em lidar com a máquina.

Sua utilização no âmbito escolar quando bem planejada e executada, traz benefícios importantes na relação ensino-aprendizagem. Pode-se citar como exemplo a motivação e o interesse pela busca de informação em diferentes formatos, sons e cores. Isso motiva e torna a pesquisa mais interessante e produtiva. Além do mais, diferentes programas criados podem favorecer em tempo real ou não, as trocas de experiências entre professor-aluno e vice e versa.

Fica evidente que essa troca através do computador e seus aplicativos, contribuem  muito para a aprendizagem significativa pois torna-se divertida, amplia-se o leque de informações, aproxima professor e aluno, permite uma reflexão mais aguçada pois as informações são comentadas por diferentes autores e leitores, amplia a visão de mundo, bem como, eleva a auto-estima, importante requisito da felicidade humana.

Por isso a importância do computador na escola, uma vez que esta instituição jamais pode estar alheia a nova modernidade.

Será que não estamos tirando conclusões precipitadas a respeito daquilo que pensamos de nós mesmos e dos outros? É preciso fazer uma reflexão, olhando para cada um de nós, para que possamos contribuir para o bem estar da nossa vida e daquelas a quem devemos amar sem cessar... O nosso próximo.

Vanderlei Carrocia